Olá, galera!
A edição Trono de Eldraine já saiu no Magic Arena e o novo metagame está começando a tomar forma. Um dos decks que perdeu menos cartas com a rotação foi o Jeskai Walkers, o deck que tem como base os planeswalkers Narset, Rasgadora de Véus, Teferi, Manipulador do Tempo e Sarkhan, Sem Mestre.
Vou falar sobre as mudanças que o deck sofreu após a rotação, pois acredito que é uma ótima escolha enquanto o meta ainda está se estabilizando, principalmente para quem já jogava com o deck antes. Meu primeiro artigo para o Blog Of Paradise foi sobre esse deck, vale a pena dar uma lida, pois os principais conceitos continuam os mesmos:
A principal perda do deck foi o Teferi, Herói de Dominária e algumas mágicas interativas para o início do jogo, como Perfurar Mágica e Golpe Relampejante. Outra grande perda foi a das Check lands, o que deixou a base de mana um pouco pior.
Jogador
mercadordeveneza
Montei essa lista baseada na usada pelo Waifugate em um Fandom Legends. As grandes novidades do deck são Fogos da Invenção e Fadina dos Desejos.
Fogos deixa o late game altamente explosivo, efetivamente dobrando o potencial de mana do deck a partir do turno 5. Já a aventura "Concedido" da Fadina garante que o deck tenha respostas para as mais variadas situações de forma eficiente. Um detalhe interessante para quem joga o Arena é que assim como Aquisição do Mentor fazia, a Fadina deixa o deck bem resiliente para jogar o modo Melhor de 1.
Algumas dicas sobre o deck:
-Teferi continua sendo a carta mais versatil do deck. Ele pode voltar a Fadina para a mão permitindo que a Aventura seja conjurada novamente.
-Outra carta que pode voltar a Fadina para a mão é Time Wipe. A habilidade da fada também pode ser bem relevante, portanto às vezes é melhor guardar duplicatas da Fogos e terrenos na mão.
-O Manipulador do Tempo também pode voltar a Fogos para a mão depois de jogar 2 mágicas de graça para conseguir jogar uma terceira mágica pagando o seu custo.
-Fogos da Invenção não permite conjurar cartas com custo X de graça, a não ser que X seja 0. A boa notícia é que você não é obrigado a conjurar sem pagar o custo, é permitido pagar mana normalmente. Isso significa que vale a pena acumular 8 manas para conjurar um Manipulação em Massa com X = 2.
-Castelo de Vantreza é uma joia secreta no deck. Com Fogos na mesa virar terrenos passa a ser desnecessário, o que significa que o Castelo pode ser ativado todos os turnos.
O objetivo das cartas selecionadas para o Sideboard desse deck, é dar opções interessantes independente do estado atual da mesa. Algumas cartas são pretas e verdes, pois a Fogos permite conjurar sem pagar o custo. Segue uma breve descrição do papel de cada carta do Sideboard:
-Desencantar e Reino de Aprisionamento são respostas baratas e eficientes que funcionam mesmo sem Fogos em jogo.
-Limpeza Planar e Limpeza Temporal ajudam a resetar a mesa, permitindo uma possível virada de jogo.
-A Ancianomancia e Baixas de Guerra são respostas para possíveis bombas que não afetam o seu lado do campo.
-Comandar a Horda Medonha e Manipulação em Massa possuem um potencial enorme de poder, permitindo voltar de situações bem complicadas.
-Celebração Planar é uma carta que pode ajudar a estabilizar o jogo contra decks mais agressivos, ao mesmo tempo que pode gerar também vantagem de cartas. Proliferate é a cereja do bolo que sinergiza com os Planeswalkers do deck.
-Sarkhan e Chandra são cópias extas dos planeswalkers que já estão no maindeck.
Por fim, segue uma lista de outras cartas que poderiam estar disponíveis no Sideboard:
Absolvição Etérea
Marco Portugal, mais conhecido como “Japa” conheceu o Magic em Investida (2002), parou e voltou a jogar algumas vezes e desde Shards of Alara (2008) não parou mais. Seu formato favorito é Chaos Draft, mas aprecia o Magic em todas as suas formas, desde Commander até Standard, passando por Cube Draft e Legacy. No currículo tem um top16 no Grand Prix Porto Alegre 2015 (Modern) e Top8 do Nacional 2018 (Standard + Draft).