Entregamos para todo o Brasil!

 

Olá pessoal!

 

No último fim de semana rolou o segundo Mythic Championship Qualifier Weekend do Magic Arena. Vou analisar os decks que obtiveram um bom resultado no torneio, principalmente o deck destaque, que classificou 2 jogadores mesmo estando completamente fora do radar: O Four Colors Legends usando Kethis.

 

Quem tem a chance de participar do torneio são os jogadores que, nos últimos 3 meses, alcançaram as primeiras 1000 colocações do Rank Mítico tanto do construído quanto do limitado. No primeiro dia do torneio os jogadores participam de um evento restrito em que você pode ser pareado com qualquer um dos classificados. O objetivo é jogar até fazer 10 vitórias ou 2 derrotas. No fim do dia, os 128 jogadores com maior quantidade de vitória são classificados para o segundo dia.

 

No segundo dia é um torneio suíço com os 128 classificados em que os 16 primeiros ganham vaga para o Mythic Championship. É um torneio bem difícil que conta com a participação de grandes jogadores que não tiveram a chance de entrar para a MPL.
 

Eu me classifiquei para o torneio, mas dessa vez minha performance não foi tão boa (no primeiro eu fiz 5-2). Eu escolhi jogar de Monored e fiz 1-2 ganhando de 1 Scapeshift e perdendo pra 1 BW Vampiros e 1 Scapeshift. O Monored é bom contra Vampiros e contra decks que não estão esperando ele, porém ruim contra Scapeshift (é uma race que o Scapeshift tem vantagem por causa das lands de ganhar vida). Mesmo esperando pegar muitos vampiros eu subestimei a quantidade de scapeshifts. Acho que tentar atacar o metagame sem um plano seguro para outras matchs importantes não foi uma boa estratégia. Esse é um defeito que eu tenho que melhorar, às vezes penso demais no metagame, quando o certo é treinar com o melhor deck e ter um bom plano contra as bad matches.

 

Lição aprendida, vamos analisar os decks que se classificaram para o segundo dia:

 

Orzhov Vampires: 30 (23%)

Bant Scapeshift: 22 (17%)

Monored: 15 (12%)

Boros/Naya Feather: 11 (9%)

Bant Ramp: 9 (7%)

Esper Control: 7 (5%)

Outros: 34  (27%)

Esper Hero: 5

Simic Nexus 4

4C Legends 4

Gruul/Jund Dinosaurs 3

Grixis Midrange 3

Sultai Midrange 2

Sultai Yarok 2

Rakdos Aggro 2

Dimir Control 1

5c Golos 1     

Mardu Kaalia 1

UW Flyers 1

Golgari Midrange 1

Gruul Midrange 1

Monogreen Aggro 1

Jeskai Walkers 1

Izzet Wizards 1

 

Vampiros e Scapeshift ainda são os decks com maior sucesso, seguidos por Monored, Feather, Bant Ramp e variações de Esper.

 

E os 16 decks classificados para o Mythic Championship foram:

5 Orzhov Vampires

4 Boros Feather

4 Bant Scapeshift

2 4C Legends

1 Monogreen Aggro

 

Vampires e Scapeshift afirmaram a dominância e Feather se destacou entre os arquétipos secundários. Mas a surpresa do torneio foi o 4C Legends. O mais surpreendente do Four Color Legends é que mesmo o deck sendo desconhecido, 2 jogadores famosos jogaram e se classificaram com ele, Ondřej Stráský e Stanislav Cifka:

 

Jogador
asoulcollector

 


Fiquei curioso e resolvi testar o deck. Além de divertido, o combo pareceu bastante consistente! Segue um guia rápido de como o deck funciona:

 

O deck gira em torno da habilidade do Kethis de conjurar cartas lendárias do cemitério. O primeiro passo é encher o cemitério usando Diligent Excavator e Tamiyo, Collector of Tales. Quando você tiver o Kethis, ou um Lazav copiando ele e um cemitério grande, você pode começar a gerar valor com a habilidade do Kethis. Conjurar diversas vezes Urza’s Ruinous Blast e Ashiok do cemitério é suficiente para ser um pesadelo para os principais decks do formato. Mas além disso o deck possui um combo que pode terminar o jogo imediatamente.

 

O combo não é infinito, mas é uma espécie de engine que gera valor enquanto tenta finalizar o jogo. O combo começa quando você tem Kethis, Excavator e pelo menos 2 Mox Amber em jogo ou no cemitério. Com a habilidade do Kethis, você pode começar a conjurar lendas do cemitério e gerar mana por causa da Mox extra, e a cada Mox e lenda que você conseguir conjurar mais cartas vão sendo colocadas no cemitério por causa dos Excavators. Eventualmente você vai acabar encontrando mais Moxes, e aí você gera cada vez mais mana, até ser suficiente para começar a usar o Excavator para tirar as cartas do deck do oponente.

 

Usando Jace, Wielder of Mysteries no deck dá pra terminar o jogo de uma forma mais fácil terminando com o próprio deck e comprando carta ou com um Fblthp ou com a própria habilidade do Jace. Outra carta que dá pra colocar no maindeck que facilita bastante o combo é o Teshar, Ancestor's Apostle. Ele permite retornar um Kethis ou Excavator que foi destruído ou foi direto pro cemitério, dando mais resiliência para o deck.

 

Algumas dicas:


-Antes do combo use sempre a habilidade do Excavator em si mesmo. Só use no oponente durante o combo, caso não tenha Jace no deck.

-O que nomear com a Tamiyo: Quando estiver tentando combar, se não tiver Lazav nem Kethis, nomeie Kethis. Se já tiver um dos dois, nomeie o Excavator, pois é a única carta que não é possível conjurar usando o Kethis. (Não existe uma regra fixa, dependendo da situação é preciso nomear algo específico, como um Ashiok ou o Urza’s Ruinous Blast)

-Teferi é muito versátil. Além de ganhar tempo devolvendo criaturas do oponente, é possível gerar valor com Fblthp e Oath of Kaya. Outro uso importante dele é voltar Mox Amber durante o combo para gerar mana e triggar o Excavator ou Teshar.

 

 

 

Marco Portugal, mais conhecido como “Japa” conheceu o Magic em Investida (2002), parou e voltou a jogar algumas vezes e desde Shards of Alara (2008) não parou mais. Seu formato favorito é Chaos Draft, mas aprecia o Magic em todas as suas formas, desde Commander até Standard, passando por Cube Draft e Legacy. No currículo tem um top16 no Grand Prix Porto Alegre 2015 (Modern) e Top8 do Nacional 2018 (Standard + Draft). 

 

 

 

CNPJ: 45.802.678/0001-26